segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

jornal arco-íris

Experimente com seus colegas a brincadeira do povo indígena de Canela, que vive em Barra do Corda, Maranhão.
Como brincar?
1- uma criança representa o gavião. As outras crianças formam uma fila, começando dos mais altos até os mais baixos.
2- Cada criança abraça forte o colega da frente, com os dois braços passando por baixo dos braços do colega, como se formasse um trenzinho.
3- O gavião, solto, grita “piu”, querendo dizer “estou com fome”.
4- O primeiro da fila mostra suas pernas e diz “tu senan síni?” , perguntando “ quer isto?”.
5- O gavião diz “é pelá”, respondendo “não” para todas as crianças. Mas para a última, o gavião diz “iná!” , que quer dizer “sim!”, e sai correndo atrás dela.
6- O grupo, sempre abraçado, tenta cercar a ave. Se o gavião agarrar a criança, leva-a para o seu ninho. O jogo continua até que o gavião agarre todas as crianças.
fonte(Caracol: geografia: 1º série/ são Paulo: Scipione, 2004).
Fique ligado
Que a água é necessária e importante, você já sabe. Que ela pode estar contaminada, também já sabe. E que ela pode acabar, você sabia? É isso mesmo! Se as pessoas continuarem a usar esse recurso natural da forma como vêm usando, poluindo e destruindo as nascentes por meio de agrotóxicos, aí sim ela acabará antes do que imaginamos. É isso aí galerinha, não é só porque está chovendo que se pode deixar as torneiras abertas estruindo água. A cada 5minutos com a torneira aberta são desperdiçados 60 litros de água. Se você é daqueles que gosta de extravasar imagine o tempo que você leva para escovar os dentes? Molhando a escova e usando um copo de água para enxaguar a boca, gastamos apenas um copo de água. Então é melhor ficar ligado e evitar o desperdício que não tá com nada.
Agora é com você
O mosquito aedes aegypti transmissor da dengue, é um mosquito que não está de brincadeira é por isso, que é bom nesse inverno mantê-lo bem longe. O único remédio é prevenir, isso é fácil e você já sabe como, é só não deixar água acumulada em nenhum lugar.
O que é? O que é?
1- Que ninguém pode segurar nem 5 minutos, mas é leve como uma pluma?
2- Que é cheio de buracos, mas segura a água?
Olha a parlenda
O macaco vê a mala.
O macaco cutuca a mala.
Da mala pula a mola.
A mola vira bola.
A bola pula. A bola rola.

Para você saber mais
A lei da gravidade diz que a terra puxa tudo para baixo - para si. Segundo o cientista inglês Isaac Newton (1642-1727), “todos os corpos do universo atraem todos os outros corpos”. Essa força é proporcional ao tamanho do corpo e à distancia entre eles. Aumentando a distancia, diminui a atração. A terra, a lua e os demais planetas do sistema solar, por sua vez, gravitam ao redor do sol e são mantidos, em movimento, em suas órbitas pela lei da gravidade.
Fonte: ciências 6° série/ São Paulo, editora Brasil, 1999.
Poesia
A poesia a seguir foi utilizada na 1ª oficina de sábado do teatro infantil, onde as crianças reescreveram o texto e deram sua opnião sobre o que é ser criança?
Ser criança
Queria ter um dia
Só para comer porcaria:
Sorvete, chocolate e bombom.
Contar os dias de alegria e fantasia.
Querendo por querer.
Não é uma maravilha?
Jogar videogame, jogar bola,
E depois ir à escola.
Queria ser criança a vida inteira,
E nunca acabar a brincadeira.
Mas ser criança não é tão bom assim,
Todo mundo manda em mim!
Sei que devo aproveitar,
Sou criança, quero brincar!
Texto escrito por Deborah Goular Visnadi, quando tina 11 anos de idade. Fonte:www.secrel.com.br/poesia/dvg01. htm.
Agenda cultural
Esse ano a da Paixão de Cristo será com fala e precisará de muita gente. Os ensaios já estão acontecendo, interessados procurar a produção do evento na casa de cultura.
Participe do curso de teatro que terá inicio no dia 23 deste, às 19:00hs, na casa de cultura. Inscrições a partir dos14 anos.

Nenhum comentário: